O Motor de Spindle, como característica básica em uma máquina Ferramenta, é responsável pela rotação da Ferramenta. Ele é responsável por informar ao comando numérico, qual rotação está aplicada. Essa rotação é informada pelo Encoder. Ele ( Encoder ) é responsável por tal informação. Existem também, alguns motores da Linha PH7, que não possuem encoder, o mesmo é externo ( normalmente utilizado em tornos ). Também tem a opção do motor PH com encoder e ainda assim, com encoder externo e ou micro ( tipo bero ) para informar a posição para parada Orientada ( M19 – para troca de ferramenta por ex. ).
Já em uma aplicação tipo em indústria papeleira, pode-se utilizar do mesmo motor, porém para esteira/rolo. Este motor é utilizado pela sua característica, por ser um motor Assíncrono com controle dinâmico ligado a rampa de acc/des por exemplo. Por este motivo, é muito aplicado em esteiras/rolos em linhas de máquinas de Papel.
No caso específico do Vídeo, este motor está com alto desgaste no mancal dianteiro, ocasionando um alto desbalanceamento no eixo, consequentemente, danificando o Encoder. O Sintoma do caso, foi uma alarme na tela do cnc ligado a “ Falha HW no encoder Ativo “.
Nota-se nos testes de entrada, ainda sem rodar em malha fechada, que facilmente é notório o problema. Através do PWM20 da Heidenhain, chega-se inclusive e qual e ou quais sinais e pistas, encontra-se o problema. O Interessante deste aparelho, é que simula totalmente, a interpretação do CNC. Com o osciloscópio, também é possível diagnosticar ( ainda mais em um caso desses ) , porém , caso seja um desvio e ou tendência, não se saberá exatamente, qual pista poderá dar falha. Com o PWM20, consegue-se saber qual o sinal exato, ruídos e vida daquele Encoder. De fato um diagnóstico mais preciso e completo.
Neste exemplo, foi feito o embuchamento do mancal, rebalanceamento do eixo e substituição do encoder e rolamentos do motor.
Se não fosse o alarme apresentado, certamente o motor continuaria a trabalhar, porém com uma probabilidade muito alta, além de danificar o Encoder propriamente dito, do desalinhamento ser tão demasiado, a ponto de descolar o imã do rotor, danificando ainda mais o motor e sua estrutura.
Existem “N” maneiras de prever esse problema, utilizando-se de inspeções regulares, tais como: Análise de Vibração, inspeção visual/sonora, pois o rolamento estava muito danificado.
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