Motor aplicado em Spindle , linha PH7 do Fabricante Siemens.

segunda - 05 de julho de 2021

O Motor de Spindle, como característica básica em uma máquina Ferramenta, é responsável pela rotação da Ferramenta. Ele é responsável por informar ao comando numérico, qual rotação está aplicada. Essa rotação é informada pelo Encoder. Ele ( Encoder ) é responsável por tal informação. Existem também, alguns motores da Linha PH7, que não possuem encoder, o mesmo é externo ( normalmente utilizado em tornos ). Também tem a opção do motor PH com encoder e ainda assim, com encoder externo e ou micro ( tipo bero ) para informar a posição para parada Orientada ( M19 – para troca de ferramenta por ex. ).

Já em uma aplicação tipo em indústria papeleira, pode-se utilizar do mesmo motor, porém para esteira/rolo. Este motor é utilizado pela sua característica, por ser um motor Assíncrono com controle dinâmico ligado a rampa de acc/des por exemplo. Por este motivo, é muito aplicado em esteiras/rolos em linhas de máquinas de Papel.

Qual o problema apresentado?

No caso específico do Vídeo, este motor está com alto desgaste no mancal dianteiro, ocasionando um alto desbalanceamento no eixo, consequentemente, danificando o Encoder. O Sintoma do caso, foi uma alarme na tela do cnc ligado a “ Falha HW no encoder Ativo “.

Nota-se nos testes de entrada, ainda sem rodar em malha fechada, que facilmente é notório o problema. Através do PWM20 da Heidenhain, chega-se inclusive e qual e ou quais sinais e pistas, encontra-se o problema. O Interessante deste aparelho, é que simula totalmente, a interpretação do CNC. Com o osciloscópio, também é possível diagnosticar ( ainda mais em um caso desses ) , porém , caso seja um desvio e ou tendência, não se saberá exatamente, qual pista poderá dar falha. Com o PWM20, consegue-se saber qual o sinal exato, ruídos e vida daquele Encoder. De fato um diagnóstico mais preciso e completo.

Quais atividades de Reparo executada?

Neste exemplo, foi feito o embuchamento do mancal, rebalanceamento do eixo e substituição do encoder e rolamentos do motor.

Se não fosse o alarme apresentado, certamente o motor continuaria a trabalhar, porém com uma probabilidade muito alta, além de danificar o Encoder propriamente dito, do desalinhamento ser tão demasiado, a ponto de descolar o imã do rotor, danificando ainda mais o motor e sua estrutura.

Como evitar esse tipo de problema?

Existem “N” maneiras de prever esse problema, utilizando-se de inspeções regulares, tais como: Análise de Vibração, inspeção visual/sonora, pois o rolamento estava muito danificado.

 

Everton Scovino

Receba um contato agora mesmo!

Deixe seus dados que um dos nossos especialistas entrará em contato

Fique tranquilo. Seus dados estão protegidos

Obrigado!

Seus dados foram enviados com sucesso! Em breve um dos nossos especialistas entrará em contato.