Diagnóstico Encoder e Mecânica do Motor

quarta - 21 de julho de 2021

O que é feito?

Nos testes de entrada, antes mesmo de rodar em malha fechada, caso seja possível a energização, é fundamental a primeira análise. Análise que entendemos ser importante para levantarmos real situação, inspeção visual, e duas linhas de Medições ( Mecânica e Elétrica ).

Medições Mecânicas: Diâmetro do Eixo, Colo do Rolamento, Mancais, Batimento alinhado ao Encoder, Com sensores de vibração instalados, também é avaliado qual o índice medido de vibração, no motor.

Medições elétricas: ( Impedância, resistência Miliohms, resistência Isolativa, além dos testes eletrônicos através do Encoder )

Como é feito?

Através de equipamentos específicos ligadas a parte de medição do motor e para o Encoder, é utilizado o PWM20 da Heidenhain.

Qual o Benefício do teste preliminar?

Tempo. Basicamente isso. Além de uma forma muito assertiva o laudo para o usuário final. Um exemplo é o vídeo a seguir. Percebe-se que os sinais do encoder não estão de acordo com o funcionamento pleno, além da caixa de gama na frontal do motor apresentar ruídos. De forma rápida, uma linha de raciocínio e caminho a seguir.

Outro ponto ligado ao bobinado. Caso a resistência isolativa esteja ideal, segue-se com análise rápida para posterior orçamento. Caso esse valor medido, seja fora do ideal, será desmontado o motor e aplicado o Surge teste. Neste caso, o orçamento terá um tempo a mais para ser confeccionado, pois terá que abrir totalmente o motor, fazer o teste via Surge e caso esteja com as espiras boas, vai para um banho de desimpregnação e posterior impregnação da bobina. Espera secar na estufa e confere novamente a Isolação. Se subiu, ótimo. Senão, terá que ser considerado o rebobinamento do motor.

Para que serve o Surge Teste?

É um equipamento importantíssimo no processo após desmontagem do motor. Ele garantirá que todo e qualquer semicondutor, que esteja com sua resistência correta. Caso tenha alguma fuga e ou um ponto “para romper”, certamente injetando o que chamamos de Surto de tensão, irá abrir aquele semicondutor e deverá ser refeito todo o bobinado. Isso garante que não será montado o servomotor e com o tempo, danificar o bobinado, causando inclusive, queima do drive.

Para que serve o PWM, é realmente necessário?

Bem, na prática não. Pega-se os sinais do encoder pelo osciloscópio e tem-se uma ideia de como está a vida daquele encoder. Nos dias de hoje, tem alguns modelos de encoder absoluto, que não consegue analisar as ondas pelo osciloscópio. Outro ponto é que este aparelho, simula exatamente os sinais que o Cnc interpreta. Na verdade, dentro do cnc, existe um “pwm embutido” responsável pela comunicação dos sinais do encoder via drive e cnc, através da Reguladora. Resulta em um benefício completo, aliando os sinais de toda malha fechada, através de um equipamento portátil, estando em bancada.

Testes em Malha Fechada após reparo e montagem:

Consiste em realmente constatar o funcionamento pleno, este em malha fechada. Simula a real situação de máquina, aplicando aceleração e desaceleração brusca. Este teste permite elevarmos o nível de corrente a picos, onde proporcionalmente, verifica-se a corrente que, acompanha esse processo de alto torque. Concomitantemente a isso, também é monitorado a vibração com sensores instalados no motor, que será feito um comparativo com os testes iniciais de entrada.

Para maiores detalhes, entrem em Contato

Ana Sanches

Receba um contato agora mesmo!

Deixe seus dados que um dos nossos especialistas entrará em contato

Fique tranquilo. Seus dados estão protegidos

Obrigado!

Seus dados foram enviados com sucesso! Em breve um dos nossos especialistas entrará em contato.